O Amazonas reduziu em 23%, o número de homicídio no mês de agosto, conforme os dados consolidados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A queda é o resultado do trabalho das polícias Militar (PMAM), da Civil (PC-AM), com apoio do Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), somados aos investimentos promovidos pelo Governo do Amazonas, que resultaram, ainda, na prisão de 253 pessoas por suspeita de envolvimento nesse tipo de crime, no acumulado entre janeiro e agosto.
Conforme os números acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), entre janeiro e agosto, as diminuições, quando somadas, mostram que no acumulado, o Estado apresenta redução de 17%. Para o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, o resultado reflete o empenho de toda a segurança pública.
“Tudo isso é fruto do trabalho de todos os profissionais da Segurança Pública do Amazonas, que não tem medido esforços para levar dia a dia mais segurança pública para o nosso povo, e claro, ao Governo do Estado, por nos dar ferramentas que tem fortalecido as nossas ações”, afirmou o secretário da SSP-AM.
Patrulhamento ostensivo estratégico
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) tem concentrado ações de patrulhamento ostensivo em áreas consideradas com alto índice criminal, por meio de incursões e apuração de denúncias recebidas pelas linhas-diretas ou 190.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, as medidas vêm sendo eficazes na identificação e no acompanhamento de padrões criminosos, possibilitando intervenções mais rápidas e precisas.
“Esses esforços têm contribuído para uma significativa diminuição nos índices de homicídios, mostrando a eficácia das estratégias do policiamento ostensivo e repressão. Temos também a integração entre as polícias (Militar e Civil). A atuação conjunta permite uma abordagem mais eficiente na resolução de casos complexos e na execução de operações com maior complexidade”, explicou o comandante-geral.
Prisões
Os dados consolidados do número de prisões de pessoas por suspeita de envolvimento em homicídios, registrado pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), entre os meses de janeiro a junho deste ano, chega a 253 pessoas, deste total, cerca de 180 foram presas pelas equipes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
De acordo com o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, os números da DEHS são resultado do reforço diário do efetivo da unidade especializada em retirar homicidas de circulação, para que a sociedade tenha mais tranquilidade em sua rotina.
“Essas prisões também refletem na redução dos índices de mortes que acontecem no Estado, e não vamos parar por aqui. É uma determinação do governador Wilson Lima e do secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, que a Polícia Civil continue firme no combate a esse crime hediondo que ameaça a segurança da população amazonense”, enfatizou o delegado-geral.
Investimentos
Para auxiliar o trabalho das Forças de Segurança, o Governo do Amazonas tem investido fortemente na aquisição de novos equipamentos como armamentos, munições, drones, e aumento da tecnologia como a inserção de novas câmeras do Sistema Paredão, que passou de 500 unidades para mais de 600 aparelhos em toda a capital.
Além disso, passou a operar com novas Bases Fluviais, que fortaleceram o policiamento nos rios, impedindo o escoamento de entorpecentes e buscando neutralizar o tráfico doméstico na capital, responsável por mais de 80% dos crimes de homicídios no estado.