Presidente Figueiredo recebe a primeira maternidade da história da cidade

Anteriormente, gestantes tinham que se deslocar até Manaus, enfrentando dificuldades e riscos

Presidente Figueiredo celebrou a abertura da Maternidade Municipal Eleíta Almeida, a primeira da cidade. A inauguração contou com a presença de centenas de moradores e profissionais de saúde, além da prefeita Patrícia Lopes.

A nova unidade de saúde foi construída através de um financiamento, possível devido a uma emenda parlamentar de R$ 500 mil do deputado estadual, Mário César Filho (União Brasil). O evento representa um passo significativo para a saúde pública de Presidente Figueiredo.

“Saber que Presidente Figueiredo, hoje, conta com sua primeira maternidade me enche de emoção, alegria e gratidão. Esta era uma necessidade antiga do município, especialmente para as mulheres figueiredenses. Agora, as grávidas poderão ter seus filhos em um lugar confortável, moderno, bonito, com equipamentos de qualidade e uma equipe de saúde capacitada. Como mãe e enfermeira obstetra, entendo a importância dessa conquista e só posso dizer: obrigada, Deus!”, declarou a prefeita Patrícia Lopes sobre a inauguração.

Anteriormente, gestantes tinham que se deslocar até Manaus, enfrentando dificuldades e riscos. A maternidade aumentou a capacidade de atendimento do município de 32 para 80 leitos, uma expansão de 200%. Em 2022, 170 dos 509 atendimentos no Hospital Municipal Eraldo Neves Falcão foram encaminhados para Manaus. Nos primeiros seis meses de 2024, 69 dos 164 atendimentos de parturientes também foram transferidos para a capital, evidenciando a necessidade da nova estrutura.

“Esse é o propósito do nosso trabalho: fazer a diferença na vida das pessoas”, destacou o deputado Mário César Filho na cerimônia de inauguração. Ele comemorou a realização do sonho das mães locais, proporcionando um atendimento mais humanizado e próximo de suas famílias.