Subida dos rios volta a deixar Rio Grande do Sul em alerta após fortes chuvas

Subida dos rios volta a deixar Rio Grande do Sul em alerta após fortes chuvas

O nível dos rios no Rio Grande do Sul voltaram a subir devido as chuvas que atingem o estado. O rio Guaíba – que banha a Região Metropolitana de Porto Alegre pode atingir um novo recorde, e de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres, a situação deve se agravar entre essa segunda (13) e terça-feira (14), com o risco de novas inundações.

No fim de semana, os temporais voltaram com força nos vales do Jacuí, Taquari, Caí, dos Sinos e Gravataí. Em Porto Alegre, o lago Guaíba subiu 14 centímetros em quatro horas durante esta manhã, indo de 4,77 metros às 7h para 4,91 às 11h15.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aponta para uma cheia duradoura do Guaíba, e repique com nova elevação que pode chegar até 5,5 metros. O lago apresentou leve alta no domingo com oscilações entre 4,62 m e 4,65 m, após descer lentamente durante a última semana.

Até agora, a tragédia deixou pelo menos 147 mortos e mais de 806 feridos. Outras 127 pessoas seguem desaparecidas, segundo a Defesa Civil. O número de desabrigados ou desalojados passa de 538 mil.

Dos 497 municípios do estado, pelo menos 447 foram afetados de alguma forma pelos temporais.

Foto da capa: Nelson Almeida/ AFP