Nova tarifa do Zona Azul entra em vigor em Manaus

A nova tarifa do Zona Azul é resultado de um acordo extrajudicial assinado entre a Prefeitura de Manaus e a empresa.

Nova tarifa do Zona Azul entra em vigor em Manaus

Entrou em vigor, a partir desta segunda-feira (02/01), a nova tarifa do estacionamento rotativo do Zona Azul nos bairros Centro, zona sul, e Vieiralves, zona centro-sul de Manaus. O valor é de R$ 3,50 por hora, com a possibilidade de pagamento em cartão de crédito, débito, dinheiro e pix.

A nova tarifa do Zona Azul é resultado de um acordo extrajudicial assinado com a Prefeitura de Manaus.

Leia mais: Tarifa da Zona Azul ficará mais cara mesmo após acordo entre Prefeitura de Manaus e empresa

Segundo o diretor do Zona Azul, Nonato Caldeira, com o acordo foi possível garantir uma tarifa acessível à população.

“No contrato inicial, há um reajuste anual, mas nunca ocorreu. São 8 anos sem a mudança de tarifas. Este ano, através da negociação com a prefeitura de Manaus, nós concedemos um desconto de 0,48. Isso é uma forma de beneficiar a população e a preocupação de uma condição melhor de tarifa para o usuário”, afirmou.

O estacionamento rotativo Zona Azul foi implantado em 2018 e também é uma forma de ordenamento do trânsito, dentro da legislação de trânsito pela lei n° 1.534 de 2010.

Com ele, foram criadas mais de cinco mil vagas espalhadas na área central de Manaus e no conjunto Vieiralves, duas das principais regiões comerciais da capital amazonense.

Para utilizar o serviço, o usuário precisa se cadastrar no aplicativo ou no site Zona Azul. A compra de créditos pode ser feita pela internet, nos postos de venda ou pelo aplicativo no celular. Pelo site, é possível realizar o cadastro do usuário, controlar as utilizações da conta, verificar irregularidades e ativar/desativar o débito automático, opção que facilita a vida do usuário.

O Zona Azul é um sistema que chegou para organizar o fluxo de estacionamento de veículos no Centro de Manaus. A implantação do sistema de estacionamento rotativo do município segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando a mobilidade urbana nas grandes cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias.

(*) Com informações da assessoria