Parlamentares e figuras do Amazonas podem fazer parte do governo Lula

Deputados federais não eleitos no Amazonas podem estar no escalão do governo Lula a partir de 2023.

Após o anúncio dos primeiros nomes a compor o futuro governo Lula em escala ministerial, foi dada a larga para articulações e movimentações para para cargos federais e autarquias. No Amazonas, nomes como Zé Ricardo, João Pedro, Marcelo Ramos passaram a ser possibilidades.

Nomes e lugares

Estão na fila para ingressar no Governo Lula: o ex-senador João Pedro Gonçalves, cotado para a Fundação Nacional do Índio (Funai), o deputado federal Zé Ricardo e o economista Thomaz Nogueira, ambos cotados para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), mas que podem ser manobrados para outros lugares.

Vale ressaltar que os nomes de Omar Aziz e Marcelo Ramos, ambos do PSD, foram os primeiros a serem convocados para os trabalhos de transição do governo Lula. Esses grupos técnicos, onde Ramos e Omar atuaram, são considerados um aceno para ministérios ou secretarias.

Fila de espera

Outros que podem assumir funções no Governo Lula: a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marilene Corrêa, para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); o deputado federal Bosco Saraiva para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou Fundação Nacional de Saúde; e Anne Moura, que foi candidata a vice-governadora em dobradinha com Eduardo Braga, com função ainda em aberto.