Rivais na semifinal, Argentina e Croácia possuem histórico de confrontos equilibrados

Argentinos e croatas se enfrentarão nas semifinais do Mundial 2022, no Catar, mas este não será o primeiro confronto entre eles.

Rivais na semifinal da Copa do Mundo 2022, Argentina e Croácia já se enfrentaram em outras cinco oportunidades. O histórico de confrontos apresenta um duelo equilibrado nos resultados e sem favoritos, uma vez que os “hermanos” conquistaram duas vitórias, enquanto os europeus também tiveram dois triunfos.

Em Copas do Mundo, as seleções se enfrentaram duas vezes, mas apenas em fases de grupo. Em 1998, a Argentina derrotou a Croácia liderada por Davor Suker, que viria a ser a 3ª colocada daquele torneio, por 1 a 0, com gol de Maurício Pineda. Em 2018, a equipe dos Bálcãs deu o troco ao derrotar a Albiceleste por um impiedoso 3 a 0 comandado por Modric e Rakitic.

Leia mais: Argentina vence a Holanda e está na semifinal da Copa do Catar

Brasil é eliminado pela Croácia após disputas nos pênaltis

Além disso, as equipes também se encontraram em três amistosos. Em 1994, o empate sem gols prevaleceu no placar. Em 2006, Lionel Messi marcou o seu primeiro gol pela seleção albiceleste, mas a Croácia venceu por 3 a 2. Em 2014, os “hermanos” deram o troco e venceram por 2 a 1 com direito a mais um gol do camisa 10.

Embora a Croácia tenha vindo da Iugoslávia, o histórico de confrontos não contabiliza os duelos contra a extinta nação europeia. Na Copa do Mundo de 1990, a Argentina encarou a equipe liderada por Dragan Stojković nas quartas de final antes do desmembramento do país. Na ocasião, a partida acabou empatada por 0 a 0 e os sul-americanos venceram nos pênaltis.

VEJA O HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

​Argentina 0x0 Croácia – Amistoso em 1994
Argentina 1×0 Croácia – Copa do Mundo em 1998
Argentina 2×3 Croácia – Amistoso em 2006
Argentina 2×1 Croácia – Amistoso em 2014
Argentina 0x3 Croácia – Copa do Mundo em 2018

(*) Com informações do Lance