Grupo de vereadores declara voto antecipado a Caio André para presidência da CMM

Caio André surge como nome de reconciliação na Casa, após racha na base de David Almeida e conflitos com atual presidente.

O vereador Caio André (PSC) lançou no último domingo (27) sua candidatura a presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Semelhante ao que Roberto Cidade (União Brasil) vem fazendo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), André reuniu vídeos de apoiadores endossando sua disputa pela presidência.

O nome de Caio André surge após a exposição de um racha interno na base de David Almeida sobre um indicado da Prefeitura de Manaus para presidência da CMM.

A eleição está marcada para a próxima segunda-feira (05/12). A disputa será para suceder o atual presidente da Casa, David Reis (Avante), que não conseguiu apoio para viabilizar sua reeleição.

A chapa de Caio André terá como vice a vereadora Yomara Lins (PRTB), irmã da conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins, mãe do deputado federal eleito Fausto Júnior (União Brasil).

Como a prefeitura observa? 

Caio André é da base do prefeito David Almeida (Avante), mas faz parte do grupo que boicotava o projeto de reeleição de David Reis.

Por essa perspectiva, Caio André também seria contrário a certos movimentos da base. Vale lembrar que os ex-líderes da base do prefeito, Marcelo Serafim (Avante) e Lissandro Breval (Avante) estão ao lado de Caio na reeleição.

A reportagem conversou com Wagno Oliveira, nome que representa a articulação política de David Almeida e o Avante na Câmara. Wagno adianta que a prefeitura deve se pronunciar oficialmente até sexta-feira.

“Essa semana iremos oficialmente nos posicionar sobre esse assunto, a eleição é no dia 05/12, até sexta iremos passar o posicionamento da prefeitura”, declarou.

Vereadores apoiando

Nesse primeiro momento, 18 parlamentares antecipam voto. São eles: Amom, Yomara Lins, Peixoto, Capitão Carpê, Daniel Vasconcelos, Allan Campelo, Thaysa Lippy, William Alemão, Bessa, Diego Afonso, Ivo Neto, Marcelo Serafim, Márcio Tavares, João Carlos, Everton Assis, Raiff Matos, Lissandro Breval, Rosivaldo Cordovil e Jaildo Oliveira já declararam apoio ao vereador Caio André na disputa à presidência da CMM.

A comunicação de Caio André estima que entre os não declarados em vídeo, o número de votos chega a 25.