Osvaldo Alves, lenda do jiu-jítsi do Amazonas, morre aos 83 anos

Osvaldo lutava contra um câncer de próstata

Divulgação

O mestre Osvaldo Alves, uma das maiores lendas do jiu-jítsu no Amazonas, faleceu aos 83 anos, nesta segunda-feira (18). O ex-atleta lutava contra um câncer de próstata e faleceu em decorrência de complicações da doença. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação de jiu-jitsu do Amazonas (FJJAM), Elvys Damasceno.

“A enciclopédia do jiu-jítsu ‘o grande mestre Osvaldo Alves’ falece, hoje, aos 83 anos, consequência de um C.A. na próstata. A ‘arte suave’ perde um dos grandes responsáveis pela evolução do Jiu-Jitsu moderno. O pai do jiu-jitsu no Amazonas. O maior treinador dos campeões mundiais dos últimos tempos. Mestre ‘Seus ensinamentos serão eternos, sua sabedoria e amor ficará para sempre, seu legado é seu nome serão sempre enaltecidos. Sou seu pupilo seu fã e seu amigo para sempre’.”, escreveu Elvys nas redes sociais.

A prefeitura de Manaus também divulgou uma nota lamentando a morte do mestre.

O prefeito de Manaus, David Almeida, lamentou com pesar a morte do mestre Osvaldo Alves de Albuquerque, 83 anos, ocorrida nesta segunda-feira, 18/7, em decorrência de um câncer.

“Neste momento de dor, nos unimos à família e amigos do lendário mestre Osvaldo, uma pessoa generosa e gentil com todos, e que muito contribuiu para a formação de vários jovens na arte do jiu-jitsu”, disse o prefeito.

Conhecido como a “enciclopédia do jiu-jitsu”, mestre Osvaldo era faixa vermelha e 9º Dan e acompanhou a evolução do esporte no mundo. Alves estava internado em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde fazia tratamento contra um câncer de próstata.