Águas de Manaus é notificada por vazamento em adutora e paralisação de abastecimento

Serviço de manutenção já foi concluído e o fornecimento de água na cidade deve estar normalizado até o final do dia.

Divulgação

A empresa Águas de Manaus foi notificada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) pelo vazamento de uma adutora que ocorreu na manhã da última terça-feira (07), na avenida Presidente Dutra, no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus.

A medida foi tomada depois que o diretor-presidente da Agência, Elson Ferreira, esteve no local e acompanhou as primeiras ações da concessionária, visando o reparo emergencial da rede de água tratada que atende a diversos bairros das zonas Leste, Oeste, Sul e Centro-Sul de Manaus.

Para a realização do serviço, a empresa precisou suspender temporariamente a operação da Estação de Tratamento de Água da Ponta do Ismael, a qual contribui com o abastecimento de mais de 50% da cidade.

A Ageman monitorou os trabalhos da concessionária para garantir que o abastecimento de água para os bairros e comunidades afetadas seja restabelecido o mais rápido possível.

“Notificamos a empresa para que ela nos informe as causas desse vazamento e demais observações técnicas a respeito do ocorrido. Tudo será analisado pela nossa engenharia, desde o trabalho social realizado com os usuários que precisaram desocupar os imóveis atingidos até a conclusão da obra, que deverá seguir ao longo do dia”, afirmou Elson.

A Defesa Civil do município também esteve no local e interditou os imóveis afetados pelo vazamento. As famílias foram deslocadas para áreas seguras e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) prestou assistência a um grupo de venezuelanos que residia na localidade.

Atraso na manutenção

As 16h da terça-feira, a Águas de Manaus emitiu uma nota informando que o serviço de manutenção levaria mais tempo do que o esperado para a conclusão, uma vez que o vazamento encontrava-se em um local de difícil acesso. Já na manhã dessa quarta-feira (08) a concessionária informou que os trabalhos foram concluídos ao longo da madrugada, e que neste momento, realizam apenas os ajustes de reaterro e limpeza.

O abastecimento de água nas regiões impactadas está em normalização gradativa. A empresa informa que, como o sistema funciona por gravidade, a água volta primeiro nas regiões mais centrais de Manaus e, posteriormente, nas áreas mais elevadas. Até o final do dia, o fornecimento de água deve estar normalizado.

Áreas afetadas pela falta de água

Armando Mendes,  comunidade Sharp, condomínio João Paulo IV, condomínio Vale do Sol, Japiim, Parque dos Rios, conjunto Monte Líbano, Parque dos Rios, conjunto Petrós, conjunto Vila Gaia,  Colina do Aleixo, condomínio La Ville, conjunto Acariquara, conjunto Asteca,  conjunto Carijó,  conjunto Der AM, conjunto João Bosco, conjunto Ouro Verde,  Residencial Parque Verde,  Residencial Stillus,  Tiradentes, Vila Parque,  Coroado III, Crespo,  Raiz,  São Francisco,  Colônia Oliveira Machado,  Educandos, Santa Luzia,  Betânia,  condomínio Ipanema,  conjunto Arthur Reis,  conjunto Barra Bela, conjunto Belo Horizonte,  conjunto California,  conjunto Jardim Yolanda,  conjunto Jardim Itália,  conjunto Jardim Primavera, conjunto Meridional,  conjunto Nova Friburgo, conjunto Novo Horizonte, conjunto Parque Tropical, conjunto Pindorama, conjunto Vila do Reis,  Jardim Oriente,  União, conjunto Castelo Branco,  conjunto Jauaperi,  conjunto Vila Amazônia,  Japiinlândia,  São Sebastião,  conjunto Vitória Régia,  Jardim dos Barés,  Vila da Prata, Zumbi, São José 2,  condomínio Portal Rio Negro,  conjunto Bancários,  Glória,  São Raimundo,  conjunto Aruanã,  conjunto Ipase,  Compensa 2, Compensa 3,  conjunto Xingu, Vila Marinho,  Santo Agostinho, conjunto Morada do Sol,  conjunto Vila Rica, Coroado 1,  Lagoa Verde, Morro da Liberdade, São Lázaro, Vila Humaitá, Parque das Laranjeiras, conjunto Anavilhanas, conjunto Jardim Petrópolis, Petrópolis, São Jorge, São José 1,  Zumbi 3,  Santo Antônio,  Aparecida, Centro, conjunto Haydea, conjunto Tocantins,  Vila Bafururu, Vila Jardim, São Geraldo, Chapada, Presidente Vargas.

(*) Com informações da assessoria

Foto da capa: Divulgação