Luís Fabian é nomeado o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas

Luís Fabian é doutor em direito pela Universidade Católica de Santa Fé, da Argentina, e ex-secretário de Estado de Articulação

Em solenidade, que contou com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil) e do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) Érico Desterro, além da alta Corte de Contas, o doutor em direito Luís Fabian foi nomeado o novo conselheiro do tribunal na manhã desta terça-feira (05). Fabian assume o posto do conselheiro Julio Cabral após ter tido sua indicação aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Leia mais: Documentos perdidos durante show de Wesley Safadão são recolhidos pela polícia

Luís Fabian é doutor em direito pela Universidade Católica de Santa Fé, da Argentina, e ex-secretário de Estado de Articulação. O novo conselheiro tem vasta experiência nas áreas de administração pública, consultoria jurídica e gestão empresarial.

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais do TCE-AM, a cerimônia de posse concorrida foi realizada no auditório da Corte de Contas e contou com a presença de dezenas de autoridades. O conselheiro-presidente Érico Desterro, após empossar o novo integrante do colegiado, destacou a carreira pública de Luís Fabian que substitui o então decano da Corte de Contas, o agora conselheiro-aposentado Julio Cabral.

“O conselheiro Julio Cabral prestou um imenso serviço ao estado do Amazonas e ao TCE. É uma pessoa que ficará marcada na história da Corte de Contas, que agora recebe a entrada de um jovem conselheiro, o Luís Fabian, que vem a acrescer com seus conhecimentos técnicos e de gestão ao colegiado do Tribunal. Desejo que ele preste um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, disse o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

Nas palavras do governador Wilson Lima, a maior qualidade do novo conselheiro é o senso de homem público e a empatia com o próximo. “Não vou aqui falar sobre o currículo do Luís, todos aqui já sabem como bem o cerimonialista falou, mas algumas qualidades só quem vive próximo sabe e eu posso dizer que como homem público a maior qualidade que o Fabian tem é a de empatia com o próximo, de sempre se colocar no lugar do próximo”, afirma.

Representando o Ministério Público de Contas (MPC), o procurador-geral João Barroso destacou a qualificação que o conselheiro Luís Fabian traz consigo para a Corte de Contas amazonense.

“Dentre outros atributos e qualificações, aliados a uma sólida experiência profissional, capacidade de trabalho e grande sabedoria jurídica, o agora conselheiro Luis Fabian preenche com louvor todos os requisitos constitucionais para pleno exercício do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, nos dando a certeza de que vossa excelência tem muito a contribuir conosco. Hoje é um dia festivo e motivo de muita alegria neste Tribunal. Sinta-se muito bem vindo e abraçado por todos nós”, disse o procurador-geral do MPC.