Ministro Queiroga confirma dois casos da variante Deltacron no Brasil

A mutação é uma junção das variantes delta e ômicron, e até o momento não havia sido localizada no país.

Ministro Queiroga confirma dois casos da variante Deltacron no Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Brasil tem dois casos da variante Deltacron do coronavírus confirmados, no Amapá e no Pará. A mutação é uma junção das variantes delta e ômicron, e até o momento não havia sido localizada no país. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Tudo o que acontece nos países nós observamos. Por exemplo, essa variante, em que seria uma junção da ômicron com a delta, a Deltacron, que tem mais na França e em alguns outros países da Europa, nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil, um no Amapá e outro no Pará, e nós monitoramos todos esses casos”, afirmou.

Queiroga ressaltou que as medidas sanitárias devem se manter as mesmas e reforçou a importância da dose de reforço da vacina da covid-19.

“Essa variante é uma variante de importância que requer o monitoramento. Então as variantes são classificadas como variantes de importância, variantes de preocupação. E as autoridades sanitárias estão aqui para diante desta situação tranquilizar a população brasileira. As medidas são as mesmas, e se eu tivesse que indicar uma medida é a aplicação da dose de reforço”.

A dose de reforço da vacina da covid-19 já foi aplicada em 33,3% da população brasileira, com mais de 70 milhões de pessoas vacinadas. A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose ou a dose única.

Quase 180 milhões de pessoas receberam a primeira dose, o equivalente a 84,6% da população, e mais de 157 milhões receberam a segunda dose, o equivalente a 74% dos brasileiros.

(*) Com informações da CNN Brasil