Amazonas e Nacional fazem jogo de abertura do Amazonense 2020

A reedição do Campeonato Amazonense 2020 será disputada em três fases

Foto: João Normando/Naciona

A reedição do Campeonato Amazonense 2020 começa nesta segunda-feira (15). O pontapé inicial da competição, que vale taça e define os representantes do Estado nas competições nacionais que serão disputadas em 2021, terá o duelo entre Amazonas e Nacional, na Arena da Amazônia, às 15h30.

Nesta nova disputa, Barezão será disputado em formato diferente. Sete equipes foram divididas em dois grupos. O A é formado por Manaus, Amazonas, Penarol e Nacional, enquanto o B conta com Fast, São Raimundo e Iranduba – o Princesa do Solimões desistiu do torneio.
As duas primeiras equipes de cada chave avançam para a semifinal, que será disputada em jogo único e sem qualquer tipo de vantagem para algum time. Os vencedores disputam o título de Campeão Amazonense 2020 e os melhores colocados garantem vagas nas competições nacionais deste ano.
Protocolo de saúde
Em meio a impactos provocados pela pandemia da Covid-19 no país inteiro, o futebol local está passando por um período de adaptações. Com isso, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) elaborou a Diretriz Técnica Operacional, que visa o retorno das competições que serão realizadas no Estado durante a temporada de 2021, a começar pelo Barezão 2020.
O documento possui 27 páginas e regulamenta os conceitos elaborados em conformidade com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretária Estadual de Saúde (SES-AM), da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), além da Diretriz Técnica Operacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Guia Médico da entidade.
O objetivo é informar e esclarecer sobre os protocolos que virão a ser utilizados nas competições organizadas pela FAF, levando em consideração, especificamente, os detalhes para a operação das partidas. A diretriz foi incluída no Regulamento Específico de cada competição a ser iniciada sob a coordenação da entidade em 2021.
Testes e arbitragem
Para a edição 2020 do Barezão, a FAF, por meio do seu departamento de marketing, buscou parcerias e recursos com o objetivo de minimizar os impactos financeiros causados pela pandemia aos clubes. Desta forma, todos os custos com testes de Covid-19 que serão realizados durante a competição e o pagamento da arbitragem dos 13 jogos serão pagos pela entidade.