Após sessão repleta de discussões, Roberto Cidade é eleito presidente da Aleam

A chapa 1, encabeçada pelo deputado Roberto Cidade (PV), teve 16 votos contra oito votos recebidos pela chapa 2, de Belarmino Lins (PP)

Após sessão repleta de discussões, Roberto Cidade é eleito presidente da Aleam

Após a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da votação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ter sido aprovada em tramitação recorde, a eleição para escolher o novo presidente da Casa Legislativa foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (03). A chapa 1, encabeçada pelo deputado Roberto Cidade (PV), foi a vencedora com 16 votos a 8.

Antes mesmo de a sessão ordinária ter iniciado, as deputadas da base aliada do Governo do Amazonas, Alessandra Campêlo (MDB) e Joana Darc (PL) já haviam afirmado que a PEC ‘era um golpe’, com objetivo de providenciar o afastamento de Wilson Lima (PSC) do Governo do Amazonas.

Leia também: Marcelo Ramos desiste da disputa pela presidência da Câmara

A votação teve várias discussões, a maioria protagonizada por Alessandra Campêlo e o atual presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB). Campêlo iria concorrer a presidência da Casa Legislativa, mas não compôs nenhuma das duas chapas que estavam concorrendo, que tiveram Roberto Cidade e Belarmino Lins (PP) à frente da disputa pelo cargo, que resultou na vitória de Cidade.

Antes mesmo do início do registro de voto dos deputados, Alessandra Campêlo tentou argumentar solicitando pronunciamento para se registrar como candidata a presidente, o que foi negado por Josué Neto, que em seguida começou a registrar os votos dos parlamentares. Campêlo apontou pela ilegalidade das ações de Josué e disse que vai entrar com um pedido de anulamento da votação realizada nesta quinta.

‘PEC Miojo’

A líder do governo, Joana Darc, chamou durante esta quinta-feira (03) a proposta de ‘PEC Miojo’, pela rápida tramitação dela. Apenas Joana, Campêlo, Abdala Fraxe (Podemos) e Saullo Vianna (PTB) não votaram a favor da PEC que adiantou a eleição da Mesa Diretora, que estava prevista anteriormente pra ocorrer no dia 17 de dezembro, data da última sessão.

*Mais informações em instante*