Seduc diz que é ‘fake news’ informação de casos de covid-19 em 15 escolas

De acordo com a Seduc, até a quarta-feira, tinham sido confirmados testes positivos para a doença entre quatro servidores de diferentes escolas em Manaus

Seduc diz que é ‘fake news’ informação de casos de covid-19 em 15 escolas
Foto: Tácio Melo / Secom

Após circularem mensagens em grupos de Whatsapp com uma lista de 15 escolas de Manaus que teriam registrado casos de covid-19 após o retorno às aulas presenciais na capital, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) informou que a notícia não procede. Segundo nota, o órgão desconhece o teor e a autoria da lista, que não condiz com os dados oficiais do monitoramento realizado pela pasta.

O print que circulou desde a tarde da última quarta-feira (12) indicava que a publicação teria sido feita por um perfil intitulado “Vem Pra Luta Pela Educação’. Na imagem (veja abaixo o print), constava uma relação com 15 escolas com casos de covid-19 que, segundo a mensagem, “considerava apenas o funcionamento das escolas em 3 dias”, o que corresponde ao período de volta às aulas em Manaus, na última segunda-feira (10).

Mensagem que circulava nos grupos de Whatsapp foi desmentida pela Secretaria de Educação. Foto: Reprodução / Whatsapp

De acordo com a Secretaria de Educação, até a quarta-feira (12), tinham sido confirmados testes positivos para a doença entre quatro membros da comunidade escolar, em diferentes unidades de ensino.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto informa que não procede a informação que circula em grupos de WhatsApp sobre 15 escolas onde há casos de coronavírus. A Secretaria de Educação desconhece o teor e a autoria da lista, que não condizem com os dados oficiais do monitoramento realizado pela pasta.
Até a tarde de ontem (12/08), a Secretaria de Educação tinha a confirmação de testes positivos para a doença entre quatro membros da comunidade escolar, em diferentes unidades de ensino. O monitoramento segue sendo realizado durante esta quinta-feira (13/08) e qualquer atualização nos dados oficiais será informada pela pasta.
A Secretaria ressalta, ainda, que em todos os casos confirmados registrados tem tomado as devidas providências, previstas nos protocolos de saúde da rede pública estadual de ensino aprovados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Tamanho das máscaras dos alunos e troca do material

Desde a segunda-feira (10), quando alunos de 123 instituições de Ensino Médio da rede estadual de ensino em Manaus retornaram às aulas, as máscaras distribuídas pelo Governo do Amazonas virou alvo de reclamações e até de ‘memes’ na internet.

O tamanho da máscara foi questionado por pais e alunos, e a Seduc afirmou que a partir da próxima segunda-feira (17) os itens podem ser trocados nas unidades de ensino.

Máscaras distribuídas pelo governo. Foto: Divulgação / Secom

A Secretaria de Educação esclareceu que foram adquiridas 1 milhão de máscaras nos tamanhos P, M e G, que estão sendo distribuídas entre os estudantes e servidores da rede pública estadual.

As máscaras foram adquiridas pela Seduc por meio de Licitação Pública Nacional (LPN) tendo como fonte recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), com participação no processo licitatório de empresas de todo país.

A pasta da educação ainda informou que os modelos azuis (conforme foto acima) são para servidores da educação e estudantes de Ensino Médio, com tamanhos M e G.

Já as máscaras de modelo verde, de tamanho P, serão distribuídas aos alunos do Ensino Fundamental, que somente retornam às atividades no próximo dia 24 de agosto.

 

*Com informações da assessoria*