Vaticano anuncia que celebrações da Semana Santa serão realizadas sem fiéis

A Itália é o país mais afetado da Europa. No sábado, o país registrava 1.441 mortes por coronavírus. Mais de 21.000 italianos deram positivo

Foto: REUTERS / Remo Casilli

As celebrações litúrgicas da Semana Santa na Praça São Pedro serão realizadas sem os fiéis, anunciou o Vaticano neste domingo (15).

A medida tem o objetivo de evitar a propagação do coronavírus.

“Devido à atual emergência sanitária, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem a presença física dos fiéis”, diz o comunicado do Vaticano. A recitação do ‘Angelus’ pelo papa Francisco, neste domingo, foi transmitida apenas via streaming.

As missas afetadas são as do Domingo de Ramos (5 de abril), 5ª feira santa (9 de abril), 6ª feira Santa e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano (10 de abril), Sábado Sagrado da Vigília Pascal (11 de abril) e Domingo de Páscoa (12 de abril) com a tradicional benção Urbi et Orbi.

O papa Francisco tem realizado, desde a semana passada,  audiências gerais e o Angelus sem fiéis para evitar a propagação do coronavírus. O pontífice tem mantido a distância recomenda dos seus interlocutores.

Seguindo as recomendações das autoridades italianas, a basílica e a Praça de São Pedro estão fechadas.

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ora todas as manhãs pelas famílias e médicos que enfrentam a pandemia.

A Itália é o país mais afetado da Europa. No sábado, o país registrava 1.441 mortes por coronavírus. Mais de 21.000 italianos deram positivo, 3.500 nas últimas 24 horas.

 

(*) Com informações do Poder 360