Rocam apreende 11 armas em 24 horas e 5 homens morrem após confronto

Nesses primeiros 18 dias do ano, o batalhão do Comando de Policiamento Especializado (CPE) já tirou de circulação 39 armas.

Fotos: Divulgação / Rocam

Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam 11 armas durante três ocorrências nas últimas 24 horas em Manaus. Em uma delas, no bairro São Lázaro, na zona Sul, cinco homens morreram após confronto direto com a Rocam.

Nesses primeiros 18 dias do ano, o batalhão do Comando de Policiamento Especializado (CPE) já tirou de circulação 39 armas. Durante todo o ano de 2019, a Rocam esteve presente nas ruas e apreendeu 601 armas, sendo o maior registro dos últimos 5 anos.

Homens morrem após troca de tiros

Por volta das 21h de sexta-feira (17), foi registrada a ocorrência onde cinco homens vieram a óbito. A Rocam recebeu uma denúncia de que vários membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) estavam se reunindo no Beco JB Silva, na Betânia, para atacarem o território de uma facção rival, no Beco da Bomba, no bairro Educandos. Os informes ainda indicavam que o grupo estaria utilizando três veículos para se deslocarem para o ataque.

A Rocam visualizou um veículo Clio, de cor prata, em atitude suspeita no Bairro Educandos. Foi dada a ordem de parada e o veículo empreendeu fuga, iniciando os disparos em direção a equipe policial, que revidou os tiros. O veículo perdeu a direção e capotou em via pública, e em seguida os passageiros do carro desembarcaram e continuaram o confronto com a Rocam. Um dos indivíduos conseguiu fugir e abandonou um colete balístico.

Os cinco homens que permaneceram no local foram encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, vindo a óbito na unidade hospitalar. Além do colete balístico, a Rocam apreendeu dois revólveres calibre 38, duas pistolas .40 e uma pistola calibre 9mm. Foram recolhidas também 11 munições de calibre 38, sendo cinco deflagradas; 10 munições de calibre 9mm. O veículo utilizado pelo grupo criminoso estava com restrição de roubo.

Ataque a Fazendinha

Outras cinco armas foram apreendidas pela Rocam durante uma ocorrência na comunidade Fazendinha 2, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Cerca de 15 indivíduos de uma facção criminosa se preparavam para atacar um grupo rival durante a manhã desta sexta-feira (17). Foram apreendidas uma pistola de calibre .40, um rifle .44, três espingardas fabricação caseira, várias munições, duas porções de maconha, uma de cocaína e balança de precisão. Dois homens foram presos durante a ação.

Apreensão no Grande Vitória

A 11ª arma contabilizada pela Rocam nas últimas 24 horas foi apreendida durante ocorrência na avenida Perimetral, em frente a um estabelecimento de carnes, no bairro Grande Vitória, na zona Leste. Dois homens foram presos com um revólver calibre 38 e duas munições.

Ações da Rocam durante o começo do ano 

Esse é o terceiro dia de ação no mês de janeiro em que a Rocam apreendeu um grande número de armas em 24 horas de serviço. No dia 9 de janeiro, as equipes retiraram de circulação seis armas de fogo que estavam em posse de criminosos. Entre os dias 10 e 11 de janeiro, mais 10 armas foram recolhidas pela Rocam.