Fundação Adriano Jorge suspende cirurgias por 72 horas; Susam nega

Redação Portal Rede Notícias 

Durante esta terça-feira (03), um memorando da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), localizada na avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha, circulou nas redes sociais. No documento, o diretor de assistência médica da Fundação assina a suspensão dos procedimentos cirúrgicos na unidade hospitalar por 72 horas. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) nega a interrupção e que o comunicado foi reconhecido pela unidade como um equívoco.

No memorando, o médico Diego Monteiro de Carvalho, relata que nas últimas semanas foram registradas instabilidades do fornecimento de serviços terceirizados de enfermagem, e que, por conta disso, a Diretoria de Assistência Médica tinha iniciado “ações de contingenciamento com a finalidade de manter o mínimo das atividades de assistência” no Adriano Jorge.

Entre as medidas citadas como ações de contingenciamento, o memorando relata que foram realizadas reduções de leitos disponíveis para internação e o remanejamento de profissionais de enfermagem entre os setores de assistência.

Um trecho do documento ainda cita que a situação no hospital apresentou piora, em especial no centro cirúrgico, com riscos à assistência adequada no pré, trans e pós-operatório, e por este motivo seriam suspensas as cirurgias eletivas desde a tarde de segunda-feira, com também a suspensão das atividades no centro cirúrgico até as 09h de sexta-feira (06).

Susam afirma que cirurgias não serão suspensas

A secretaria negou em nota, enviada pela assessoria de imprensa, de que a medida de suspensão de cirurgias seria mantida. Segundo a Susam, os procedimentos cirúrgicos cancelados na tarde de segunda-feira (02), já foram remarcados.

Confira a nota da Susam na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que não haverá suspensão de cirurgias, conforme consta no comunicado que já foi reconhecido pela unidade como um equívoco.
Todas as providências foram tomadas pela gestão da Susam junto ao Hospital Adriano para garantir o atendimento integral aos pacientes.
As cirurgias que foram canceladas por ocasião da falta de enfermeiros no centro cirúrgico na tarde de segunda-feira  já foram remarcadas.”

Veja abaixo o documento da Fundação Hospital Adriano Jorge: