Mais de 120 mil alunos vão realizar prova diagnóstica da educação no AM

Voltado a estudantes do 4º e 7º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio, o exame vai coletar informações sobre o ambiente escolar

(Divulgação)

Cerca de 123.462 mil alunos da rede estadual realizarão, de 25 a 29 de novembro, as provas do Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). Voltado a estudantes do 4º e 7º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio, o exame tem como objetivo coletar informações sobre o ambiente escolar e serviço pedagógico para que sejam criadas novas propostas de ensino nas unidades da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Desde 2015, ele não era aplicado.

Assim como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a prova do Sadeam não avalia conteúdos e, sim, habilidades e competências dos estudantes. Após a sua realização, serão coletados dados a nível estadual para que a proposta pedagógica das unidades de ensino do Amazonas seja ajustada.

Os exames de ensino fundamental terão 44 questões, já os do ensino médio terão 52 perguntas em cada dia. Os alunos do ensino fundamental responderão a questões de Língua Portuguesa e Matemática, enquanto os de ensino médio farão de Ciências da Natureza e Ciências Humanas – com uma estrutura semelhante ao do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O exame tem a duração de 2h30.

 

*Com informações da assessoria*